Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Aprendendo a aprender

A pesquisa científica tem revelado muito sobre o funcionamento da mente e sobre o modo como nós percebemos tanto a realidade externa quanto a interna. Os avanços científicos mostram como a mente está ligada ao corpo por meio da percepção e da intencionalidade. Em vista disso, a aplicação desse conhecimento constitui um recurso inestimável quando se pretende reorientar padrões de comportamentos, seja na vida pessoal ou em setores mais pragmáticos como o educacional e empresarial.

Oficinas desenvolvidas com objetivos específicos no âmbito da aprendizagem acelerada objetivam aumentar as faculdades cognitivas superiores como a memória, a criatividade, os diversos tipos de inteligência, além de nos fornecer indícios de nossas próprias estratégias de aprendizagem. Essa metodologia que só agora começa a ser mais difundida no Brasil aplica os conhecimentos das neurociências e das ciências cognitivas ao ensino regular e corporativo(Gardner, H., Frames of Mind: The Theory of Multiple Inteligence.
A metodologia Aprendizagem Acelerada faz uso de técnicas para o desenvolvimento da auto-observação, da atenção focalizada, da memória, da criatividade, da inteligência e até mesmo da consciência (Wenger, Win, The Einstein Factor, www.projectrenaissance.com, www.mindandlifeinstitute.com).
Essas técnicas apóiam-se no uso de todo o cérebro: do hemisfério esquerdo mais lógico e racional, do hemisfério direito mais criativo e imagético, e do cérebro primitivo, mais conhecido como sistema límbico, responsável pela regulação dos sistemas vitais e, principalmente, pela emoção.

Ao tomar ciência de como a mente funciona, o aprendiz torna-se co-autor de sua aprendizagem. Ele estabelece as suas metas e acrescenta ao que deseja aprender imagens, cores sons, sabores e sentimentos. Assim, as suas potencialidades cognitivas aumentam devido à criação de novas redes neurais mais e de modelos mentais mais ricos e sofisticados, prontos a serem acionados no desempenho de tarefas complexas.
Em vista disso, a aplicação dessa metodologia proporciona um ganho considerável em todos os setores da sociedade quando o objetivo é atingir excelência no desempenho em qualquer situação. O princípio básico desse tipo de metodologia é aprender a aprender. Essa concepção de educação visa ao desenvolvimento integral do ser humano e à sua evolução enquanto pessoa social e historicamente situada. Conseqüentemente, as atividades vivenciadas pelos aprendizes influenciam a capacidade de eles resolverem novos problemas com lucidez e consciência. Isto significa, em outros termos, aumento da inteligência e da evolução pessoal dos envolvidos no processo da aprendizagem