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domingo, 13 de maio de 2007

Aprendizagem, Atenção focalizada e Neuroplasticidade

Como desenvolver a atenção focalizada? Isto é possível na escola?

A resposta às duas questões é sim. É possível desenvolver a atenção focalizada com objetivos educacionais por meio de atividades e de treinamentos sistemáticos que serão apresentados, por amostragem, em outra ocasião. Não estamos advogando o retorno ao behaviorismo. Pelo contrário. Trata-se da aplicação pedagógica dos princípios cognitivos que regem o funcionamento da mente no âmbito das ciências cognitivas.
A atenção focalizada é indispensável no processo da aprendizagem em todos os níveis e modalidades de ensino. Ela pode ser desenvolvida por meio da experiência sensorial reiterada e da interação com o ambiente, criando-se novas redes neurais que favorecem o domínio da mente e a retenção do conhecimento. Sabemos que a capacidade da atenção afeta diretamente as nossas vidas, pois determina o nível de proficiência com que realizamos as atividades, sejam elas de natureza acadêmica, profissional ou familiar.
Acreditamos com base nos preceitos da ciência cognitiva, ciência dos sistemas inteligentes, que a modificação da dinâmica cerebral pode ser alcançada por meio da realização de oficinas pedagógicas com atividades corporais e sensoriais simples, contudo eficazes. Tais oficinas visam desenvolver a atenção, a concentração, a reflexão, com significativa melhora de funções cognitivas como a leitura, a escrita, a memorização e, em especial, a criatividade e a elevação do nível da consciência.

Estou denominando vivências corpo-mente as atividades experienciais sistemáticas e contínuas que promovem alterações estruturais e funcionais no cérebro, com conseqüentes modificações nas funções cognitivas. O termo experiência é usado aqui no sentido amplo para mostrar como o corpo está na mente. Essa concepção de experiência inclui as dimensões de base perceptual, emocional, histórica, social e lingüística

Para responder parte da segunda questão faz-se necessário conhecer a temática neuroplasticidade, ou seja, a modificação da estrutura e da função do cérebro sob a perspectiva cognitiva. A neuroplasticidade, também denominada plasticidade cerebral ou plasticidade cortical, refere-se às mudanças que ocorrem na organização do cérebro, e particularmente, as que ocorrem na localização de funções específicas do processamento de informações, como resultado do efeito da aprendizagem e da experiência. Uma conseqüência comum e surpreendente da plasticidade cerebral é a de que uma determinada função “move” de um local a outro no cérebro devido à repetição de uma aprendizagem de base perceptual, principalmente visual e espacial, ou a um trauma físico local. Um site interessante e com informações científicas sobre a temática é http://www.mindandlife.org/conf04.html

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